sábado, 27 de julho de 2013

Happy Birthday



Em 1980 Steve Wonder lançou o que acabaria se tornando a minha música de aniversário favorita. Quando penso no aniversário de alguma pessoa querida, é sempre essa musica que me vem à cabeça. Quando ela foi lançada eu era uma pequena peruinha de pouca idade e por isso não tinha noção que além de linda, essa música tem um significado muito especial. Hoje em dia, não só gosto da música, como me arrepio toda vez que escuto.

O feliz aniversário que Steve Wonder é pra Martin Luther King Jr., líder religioso e do movimento por igualdade racial nos Estados Unidos. Ele estava à frente da Marcha à Washington onde ele fez o discurso (I Have a Dream) que anos depois viraria mantra das aspirações sociais no mundo inteiro.  Em 1968 ele foi assassinado e desde então começaram a surgir campanhas pedindo um dia dedicado a sua homenagem.

Não me perguntem por que, mas no início os americanos resistiam em aceitar o feriado com o nome de Martin Luther King's Day. Aliás eu sei porque, mas deixa quieto por enquanto. O fato é que durante anos alguns estados comemoravam essa data apenas com o nome de Civil Rights Day. Várias campanhas prosseguiram tentando convencer as pessoas a adotar o feriado com o nome que ele tem hoje e essa música de Steve Wonder faz parte dessa campanha. Em 2000, finalmente o feriado passou a ser comemorado em todo os Estados Unidos com o nome do homenageado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário